BLOG DO SOUL

  • Página Inicial
  • Comece Aqui
  • Finanças Pessoais
  • Incrível Mundo
    • Mundo
    • Tailândia
  • Cultura Humana
  • Reflexões
  • Contato

sábado, 12 de abril de 2014

FII - MEU "RATING" PESSOAL DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Postado por soulsurfer às 14:54 Marcadores: FII , Finanças Pessoais
Olá pessoal! Neste Post volto a falar de investimentos, mais especificamente sobre FII. Vou apresentar a minha opinião sobre os fundos de que eu tratei na série sobre os Fundos Imobiliários. Repito que é apenas a minha visão, não é científica e não é recomendação de compra e venda. Mais uma vez, para quem ainda não conhece, reitero que muitas informações, inclusive com comentários de pessoas que conhecem bastante sobre este tipo de instrumento financeiro, podem ser encontradas no Blog do Tetzner.

A minha classificação será dividida em três, e em alguns casos em quatro categorias. As três principais são ótimo, bom e médio. Soulsurfer, não há uma classificação ruim? Não. Eu creio que se uma pessoa gasta menos do que ganha e aplica a sobra em algum tipo de investimento, geralmente a poupança, já faz parte de uma minoria (não lembro os números em relação ao Brasil, mas acho que é menos de 30%). Se a pessoa, além disso, procura se informar e está investindo em um ativo como FII, e como os FII no Brasil se assemelham e muito a possuir imóveis, não consigo vislumbrar que um Fundo Imobiliário nesse contexto seja ruim. É apenas uma questão semântica, mas como está na Bíblia que tudo saiu do verbo, eu creio que o uso mais apropriado das palavras às vezes pode fazer uma diferença significativa.

Bom, vamos lá.

A)   FUNDOS DE LOGÍSTICA/ VAREJO/COMERCIAL

Comentário geral: Bom, esse setor(es) é(são) a vedete dos FII na minha opinião (eu coloco tudo junto, não tenho o costume de separar esses setores). Ótimos fundos, bons imóveis, bons yields, bons contratos e boas margens de segurança. Deve ter um espaço significativo em sua carteira.

ÓTIMOS: HGLG, MAXR, RBRD, FIIP, SDIL e KNRI (esse possui alta taxa de administração e paga um pouco menos do que os seus pares, mas possui excelentes imóveis)
BONS:TRLX (a taxa desse é altíssima, mas ele poderia ser classificado como ótimo sobre alguns critérios), FIIB
MÉDIO: EURO


B)    FUNDOS  DE FACULDADES/HOSPITAIS

Comentário Geral: São setores com bons fundos. Não tem nenhum fundo muito “problemático”. Há pessoas que não gostam do setor de educação, outras que não gostam do setor de faculdade. Como bom mitigador de risco que gosto de ser, ou pelo menos penso ser, gosto de ter ambos os setores.

ÓTIMOS: FCFL, AEFI e NSLU
BONS: FAED e HCRI


C)    FUNDOS DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Comentário Geral: É um setor tido por muitos como o mais defensivo entre os FII. Por qual motivo? Geralmente se argumenta que os contratos são longos e os locatários são grandes instituições financeiras. Por esses motivos, seria aceitável receber um yield menor do que outros setores. Bom, como eu analisei na série, alguns fundos de agências bancárias possuem certos “riscos” como preço de m2 alto, dificuldade de se estimar corretamente o preço de uma agência bancária e alguns outros. Dito isso, também concordo que é um setor bem defensivo. Não é o setor que mais gosto, mas possuo na minha carteira. Há uma incógnita nesse setor que é o BBRC.

ÓTIMO: AGCX (renda atual razoável, e possibilidade de crescimento)
BONS: BBPO (não classifico como ótimo pelo seu  yield menor e sem possibilidade de crescimento além dos reajustes pelos índices inflacionários), SAAG;
MÉDIO: BNFS
INCÓGNITA: BBRC (esse teve um desempenho muito ruim nos últimos dois anos, mas pode vir a ser um ótimo investimento, principalmente a partir de 2015)


D)   FUNDOS DE SHOPPING CENTER

Comentário Geral: É um setor que oferece mais “perigos” para o investidor. Muito fundo com RMG longa, fundos que destruíram valor do quotista ao longo do tempo por não entregarem uma renda real próxima a RMG, entre outros problemas. Os yields de fundos consolidados não são tão altos. Há pessoas que questionam a razão de ter algum fundo de shopping na carteira. Eu ainda não me defini a respeito, apesar de ter deixado 5% de alocação para shoppings na minha carteira.

ÓTIMO: PQDP
BONS: HGBS (não é ótimo pela questão goiabeiras e lucros de permuta na distribuição), WPLZ (um fundo difícil de classificar, devido à destruição de valor para o quotista, qualidade do empreendimento. Entretanto, as perspectivas futuras parecem de razoáveis a boas), JRDM (atentar-se a relação renda real x RMG), SHPH (o fundo em si é ótimo, o yield é muito ruim, por isso não é nem ótimo, nem médio).
MÉDIOS: ABCP11, MSHP,
INGÓGNITAS: FRLP (muitos meses sem distribuir, expansão Renner, pode vir a ter um retorno razoável), FIGS(chegou a pagar 15% aa, há riscos envolvidos, mas pode vir a ser um bom investimento), RBGS (renda real ainda muito longe da RMG)


E)     FUNDOS DE ESCRITÓRIOS SEM RMG

Comentário Geral: Esse é o setor com mais fundos. É o setor onde quase todos iniciaram posição, e geralmente é o setor que ocupa parcelas exageradas na carteira de um investidor. Há muitas opções para todos os gostos. É o setor também que deve sofrer mais pressão neste e no próximo ano pelo aumento significativo da oferta. Uma boa escolha é fundamental nesse setor, pois os fundos melhores tendem a passar o período turbulento dos próximos anos com mais facilidade.

ÓTIMOS: EDGA, XPCM, ALMI (apesar de ser ótimo, melhor possuí-lo via BRCR), FPAB, TRNT, RNGO
BONS: HGHJ, PRSV11, CNES, BMLC, EDFO, XTED, MBRF, FAMB, ONEF, FLMA, CXCE11, DRIT
MÉDIOS: BBVJ, FMOF, BBFI, SPTW,RDES


F)     FUNDOS DE ESCRITÓRIOS COM RMG

Comentário Geral: É o setor que mais apanhou no mercado secundário. Também foi o setor que mais se aproveitou do “oba-oba” dos IPO de FII. Muita coisa foi lançada com preços sobreavaliados (sim, é fácil dizer isso agora, talvez no momento fosse mais difícil). São fundos que estão com muita vacância, tendo fundos que a vacância é 100%, num momento onde a vacância em lajes corporativas tende a crescer. Muitos estão sendo negociados com grandes descontos em seus valores patrimoniais. Investir num fundo com RMG no cenário atual requer cautela e pouca exposição no consolidado da carteira. A rigor, eu poderia classificar muito desses fundos apenas como incógnitas, fiquei na dúvida e classifiquei normalmente e coloquei tudo em incógnita. Se ficou confuso, é porque é uma situação confusa mesmo! J

ÓTIMO: TBOF (a preços atuais, e pela qualidade do empreendimento. Entretanto, há cerca de 35% de vacância, a renda real está  longe da RMG, e a cota pode vir a sofrer mais até o fim da RMG na metade desse ano).
BONS: THRA, FVBI (esse possui RMG, mas foi lançado já ocupado. O problema maior é o alto valor de aluguel),  
MÉDIOS: CEOC, VLOL (a preços atuais talvez sejam investimentos razoáveis).
INCÓGNITAS: VLOL, CEOC, THRA (vacâncias em 100% ou próximas a isso).


G)   FUNDOS GERACIONAIS

 Comentário Geral: É um tipo de fundo que não gostava muito, hoje gosto bastante, principalmente depois de ler com mais profundidade sobre REITs, e refletir na argumentação de alguns colegas no Blog do Tetzner. É inegável que esses fundos são os mais indicados para produzir crescimento real, e não apenas nominal, no fluxo de caixa no médio/longo prazo.

ÓTIMOS:BRCR e HGRE
BOM:FFCI


H)   FUNDOS DE FUNDO

Comentário Geral: Já externei minha opinião de que não gosto desse tipo de fundo, pois você paga taxas administrativas em dobro e não tem controle sobre os fundos que são escolhidos pelo gestor. Vale o investimento, em minha opinião, apesar se criarem valores expressivos de deságio entre o valor no secundário e o valor patrimonial do fundo. Classifiquei todos como bons, pois ao menos um investidor ao comprar está diversificando em vários fundos. Além do mais, não estão sendo negociados com ágio sobre o VP.

BONS: BCFF, BPFF, FIXX, JSRE



Bom, é isso colegas. Começamos a jornada pelos FII com o post “FII Péssimo Negócio?” (http://pensamentosfinanceiros.blogspot.com.br/2014/01/fii-pessimo-negocio.html)  que abordou a pertinência de se pensar em possuir essa espécie de ativo . No post Como estruturar uma Carteira de FII - http://pensamentosfinanceiros.blogspot.com.br/2014/02/como-estruturar-uma-carteira-de-fii.html- , tratei de maneira sucinta como pensar em uma carteira de FII sólida. Com a série sobre os FII em específico, procurei tratar de todos os FII e apresentar os seus pontos fortes e fracos. Neste post,  faço uma avaliação esquematizada com a minha opinião de quais são fundos ótimos e quais são apenas médios. Creio que a leitura de todos esses artigos é um bom começo para os iniciantes em FII começarem a se situar nesse mercado. Para os mais experimentados, talvez sirva, assim espero, para iluminar algumas facetas desse tipo de investimento..

No meu próximo post pretendo falar sobre minha carteira de FII. Cometi alguns erros na montagem, ainda bem que com valores pequenos, segundo a minha forma atual de pensar os Fundos Imobiliários. Vou falar sobre eles, e o que eu quero com a minha carteira de FII, qual é o meu objetivo financeiro com ela.


Soulsurfer, em companhia de primo genético, pensando na melhor maneira de abordar os erros cometidos no mercado de renda variável...


         Abraço a todos!


Tweet

Related Posts

  • FINANÇAS - QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?
    FINANÇAS - QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?
  • FINANÇAS - CRESCER OU MANTER O PATRIMÔNIO? EIS A QUESTÃO
    FINANÇAS - CRESCER OU MANTER O PATRIMÔNIO? EIS A QUESTÃO
  • FINANÇAS - TAXA DE POUPANÇA, RENDA, RENTABILIDADE E INVESTIMENTO
    FINANÇAS - TAXA DE POUPANÇA, RENDA, RENTABILIDADE E INVESTIMENTO
  • FINANÇAS - DÓLAR, OURO E CONSIDERAÇÕES SOBRE ALOCAÇÃO DE ATIVOS
    FINANÇAS - DÓLAR, OURO E CONSIDERAÇÕES SOBRE ALOCAÇÃO DE ATIVOS

72 comentários :

  1. Senhor Frugal12 de abril de 2014 às 15:25

    Que Postasso. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer12 de abril de 2014 às 16:18

      Obrigado, Sr. Frugal!
      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Guardião do Mobral12 de abril de 2014 às 16:01

    Ótimo post. Só que acho que o CEOC ainda deve ser classificado como incógnita ainda que em preços atuais convidativos! Como é o yield de sua carteira de FIIs ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer12 de abril de 2014 às 16:18

      Obrigado, Guardião! Eu coloquei como incógnita (sei que você se arrepende de ter comprado, também é o fundo que mais me dá "desgosto" hehe).
      Olha, eu fiquei trabalhando nisso hoje. Minha carteira hoje rende (precisei estimar fundos com distribuição irregular como FIIP, RBRD e MAXR) algo em torno de 10,13% aa de juros simples (sem contar reinvesimento). O que é acima da banda superior do meu Target (8 a 10%). 7% da minha renda vem de fundos "problemáticos" como CEOC, THRA, BMLC e FVBI. A renda se mantém até meados de 2015, com algumas suposições, o meu yield poderia cair para 9,7% aa. Como minha exposição a FII é baixa para o que eu pretendo ter, eu não sei se realizo prejuízo nesses fundos, ou se simplesmente vou diminuindo a participação neles com os aportes (primeira série de aportes deve reduzir a participação desses fundos para algo em torno de 5%, e a segunda série de aportes lá por 2017 reduziria para apenas 1%).
      Vou tratar com mais vagar no meu próximo post essas questões.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Guardião do Mobral13 de abril de 2014 às 04:42

      10% ao ano e isento de imposto é uma marca fabulosa, soulsurfer. Parabéns! Sobre os FIIs de papel, você possui algum comentário em termos de preferências ? Eu, como sabe, possuo o VRTA e o XPGA

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. paris202213 de abril de 2014 às 05:16

      Soulsurfer,

      Foi através de um comentário seu no blog do Finanças Inteligentes que comecei a me interessar por FII's. Inicialmente, meu entusiasmo foi tão grande que pensei em investir 100% da minha carteira nesses ativos. Agora, depois de começar a acompanhar o Blog do Tetzer, já estou percebendo que a coisa não é tão maravilhosa assim, pois não se pode confiar que a renda seja 100% real. De todo modo, acho que é um ótimo investimento, que se casa muito com o meu perfil (afinal, qdo. comecei a economizar, pensava em adquirir um apartamento para aluguel e, se você pensar, o objetivo final de todo investidor é que suas economias lhe proporcionem uma renda). Enfim, seus posts serviram demais prá começar a conhecer a sopa de letrinhas dos FII's e sempre considero a sua opinião muito abalizada, em vista dos estudos que você vem realizando, além da experiência que você já teve. Por isso, estou sempre esperando, com ansiedade, seus posts.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. soulsurfer13 de abril de 2014 às 16:39

      Sim, até eu me surpreendi e fiquei contente. Minha carteira está boa e segura (há apenas uns 7/8% dela em fundos que não me sinto tão confortável) e me rendendo um ótimo yield. Esperando mais turbulências para poder comprar de novo XPCM a R$77,00, SDIL a R$ 80,00, HGLG a R$ 960,00, KNIR a R$ 1.040,00. Boas duas semanas aquelas!

      Sobre papel, dá uma olhada no comentário que eu fiz ao UB abaixo.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. soulsurfer13 de abril de 2014 às 16:46

      Paris,
      Primeiramente, é o seu objetivo ir morar em Paris em 2022? Se sim, ótima escolha. Com IF eu gostaria de morar uns meses na cidade luz para estudar Francês. Paris é uma coisa meio inacreditável a primeira vez que você conhece. Eu imagino que morar lá, e poder conhecer os cantos mais charmosos e menos turísticos deve ser muito bacana mesmo. Eu sei que de cinema tem mais de 300 na cidade, museus outras centenas.

      Fico muito feliz mesmo. Veja, minha experiência é limitada no mercado. O fato de saber que comentários meus possam de alguma maneira ter ajudado pessoas a refletir, me deixa extremamente feliz, e falo com sinceridade. Para mim, uma das dádivas da vida são os amigos e o relacionamento que temos com outras pessoas. Ajudar pessoas é algo muito bom, a cabala trata disso, qualquer dia eu escrevo a respeito.

      O Finanças Inteligentes atualmente, na minha opinião, é um dos melhores blogs sobre finanças. Os posts dele sobre leitura macroeconômica, com tendência de juros, como se posicionar em renda fixa, observar spred entre uma LTF e LTN17 (ver se não está muito grande, pequeno demais), etc, são verdadeiras aulas, difícil de ver até em economistas nacionalmente conhecidos. Eu não perco um post dele.

      Sua ideia inicial de colocar 100% em FII me deu ideia para um novo post, e vou escrevê-lo essa semana.

      Um grande abraço amigo!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Responder
  3. Surfista Calhorda13 de abril de 2014 às 10:05

    Excelente! Ainda não comecei a estudar os FII. mas com toda certeza está no meu radar. Não encontrei nenhum post com sua carteira de FIIs? Vc pretende divulgar?
    A impressão que eu tenho é que estamos num ótimo momento para investir em ações, FII e até mesmo no tesouro direto com seus juros reais de 7%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer13 de abril de 2014 às 16:36

      Sim, pretendo. Ia fazer no próximo post, mas o comentário do Paris me deu ideia de um outro post que acho que vou fazer amanhã.

      Olha, sobre ações há pessoas muito mais habilitadas para falar se é um bom momento ou não (apesar de achar que temos muito solavancos pela frente como país nos próximos 2-3 anos). Sobre TD, uma taxa de juros real de 7% (infelizmente não é tudo isso, pois temos o imposto inflacionário), é mais do que motivo para termos RF nos nossos portfólios.
      FII estão num momento interessante. Pode haver muito mais turbulência, vamos ver para onde vai o Brasil em 2015.

      Abraço e boas ondas (hj rolou umas valinhas!)

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Surfista Calhorda13 de abril de 2014 às 17:31

      A previsão de ondas para o litoral norte de SP estava ruim, não desci para a praia, mas estou empolgado com a possibilidade de fazer uma surftrip.
      Cara estou pensando inclusive em alugar uma casa, para surfar com mais frequência nesse inverno, com a casa alugada dá para levar minha esposa e filha comigo e passar o final de semana inteiro no litoral. Vou começar a pesquisar para ver se encontra algo em torno de 1200 moedas.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer14 de abril de 2014 às 04:21

      Rapaz, tem que surfar para chegar preparado em Chicama! A remada lá não é fácil:)
      Se couber no seu orçamento, acho uma ótima ideia, além de ser bom para você, vai trazer belas lembranças para a sua filha.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  4. Uorrem Bife13 de abril de 2014 às 11:28

    "não é recomendação de compra e venda" um post como este baseado em estudos tão abrangentes acaba virando uma recomendação, rs. irei retornar aqui na próxima temporada de ofertas de FIIs.
    E quanto aos fundos atrelados à inflação? gosto muito deles, pretende abordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer13 de abril de 2014 às 16:32

      Olá UB!
      São apenas pensamentos de um investidor amador com pouca experiência de mercado, mas alguma experiência em outras áreas da vida. Apenas digo, para pessoas não comprarem alguma coisa e se arrependerem depois.

      Sim, eu sei que você gosta daquele yield polpudo no final do mês:)
      Olha, eu disse em algum post, que eu acho FII de papel renda fixa. É como você comprar uma LCI.
      Uma LCI você tem liquidez às vezes diária, dependendo do montante tem FGC, e o seu principal está protegido.
      FII de papel não tem, ou tem sobre outros aspectos, essas características. São muito mais arriscados e muito mais complexos do que uma LCI. Se são mais arriscados, tem que ter spread. LCI de banco top paga 91% do CDI. Isso dá quase 10% aa. Os FII de papel estão pagando muito mais do que isso? Vale a pena esse risco? Isso cada um deve decidir.

      Para analisar mais seriamente esse papel, precisaria saber precisamente quais papéis o fundo possui (e geralmente são CRI), quem emitiu essa CRI, a maturidade, a taxa de juros, saber se o preço está dentro ou fora da curva, etc. Eu acho uma tarefa razoavelmente complexa.

      Como vejo que o pessoal gosta desses fundos, vou ver se consigo analisá-los, mas não sei se eu tenho competência para isso.

      E aí feliz com o Cruzeiro? Eu estou triste com o meu Santos (apesar de não dar mais tanta bola para futebol).

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Guardião do Mobral13 de abril de 2014 às 17:50

      Acho que o Uó não deve estar feliz não com o Cruzeiro... Ele é sofredor , digo, torcedor do galo.

      No Rio tudo normal... Flamengo campeão e Vasco vice. Padrão!

      Em SP Ituano pela segunda vez em dez anos.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer14 de abril de 2014 às 04:20

      Ah, é "sofredor" do Galo! hehehe
      Pois é...
      Você é de SP Guardião?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Guardião do Mobral14 de abril de 2014 às 10:29

      Não sou paulista, mas já morei em SP por alguns anos.

      Cidade boa para várias coisas, mas certamente não para morar!

      Sou simpatizante do Corinthians em SP, do Cruzeiro em MG e do Flamengo no RJ. Pelo menos tivemos umas alegrias ontem no RJ e em MG.

      Uó é Atleticano, mas é gente boa!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Guardião do Mobral14 de abril de 2014 às 10:30

      E o pior que em ambos os jogos (RJ e MG) polêmicas : penalty a favor do Galo não marcado e gol impedido do Fla aos 45 do segundo tempo!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Uorrem Bife14 de abril de 2014 às 12:11

      Valeu Soul.
      Sobre o cruzeiro, o time fez melhor campanha, sou a favor da competência, merecido então.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. Uorrem Bife14 de abril de 2014 às 12:11

      Ah, vc investe em LCI? Com é sua renda fixa?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    8. soulsurfer14 de abril de 2014 às 13:37

      Guardião, Tá de brincadeira né? Time em cada estado? Brincadeira!

      Então, eu preciso de liquidez imediata. Por isso, só consumo, por enquanto, renda fixa com essa característica. A caixa me ofereceu 85% do CDI com liquidez diária e sem carência. Preciso me decidir ainda.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    9. Responder
  5. Anônimo13 de abril de 2014 às 12:52

    Soulsurfer:

    Conheci seu blog recentemente. Formidável. Parabéns.
    Aliás, adorei o post sobre sua viagem ao Japão. Fez-me relembrar bons momentos...
    Viagens são um dos motivos pelos quais invisto meu dinheiro, para, se Deus quiser, na aposentadoria, poder fazê-las com maior frequencia.

    Bem, falando de assuntos mais materialistas, estou me iniciando no mundo dos FII. Lendo bastante, aqui, no Tezner e no Bastter.
    Pois bem, duas dúvidas: a) qual a diferença entre os fundos que vc chamou de "geracionais" e os "fundos de fundos"? Para mim seriam a mesma coisa... Ou será que podemos comparar, apenas para questões didáticas, os primeiros a fundos de ações ativos e os segundos a fundos de ações passivos? (é óbvio que eu sei que não se tratam de ações)...
    - os fundos HGBS, HGLG, e KNRI não seriam "geracionais" ou, no mínimo, fundos de fundos?

    Arigatô,
    Jeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer13 de abril de 2014 às 16:24

      Grato, Jeca. Ótimos sites você frequenta, muitas informações úteis.

      a) Fundo de fundos são aqueles criados para comprar e vender cotas de outros fundos imobiliários. Não é um ETF, pois estes fundos, na maioria das vezes, não tenta replicar o IFIX, por exemplo. O problema desses fundos é que você paga taxa de administração para o fundo comprar os FII. Só que o fundo paga taxa de administração pelos FII que possui. É muita taxa para o meu gosto. Se você observar a composição da carteira desses fundos, vai ver que possui concentração setorial em escritórios demasiada e em muitos fundos problemáticos. Eu não acho uma boa, e esse são os dois principais motivos.

      b) Você tocou num ponto interessante. Percebo que minha classificação ficou um pouco capenga, e obrigado por ter apontado esse detalhe. Você pode entender muitas coisas por "geracionais", eu entendo como aqueles fundos que tentam obter crescimento interno e externo do fluxo de caixa. O que seria o crescimento interno? São as receitas advindas dos próprios imóveis. Há um limite para o crescimento real (acima da inflação) do fluxo de caixa de fundos apenas focados em crescimento interno. É o que a maioria dos fundos faz, é dono de um imóvel ou de alguns andares e aluga, semelhante a ter um kitinete e alugar. Já o crescimento externo é aquele advindo de operações de compra, venda, troca, etc, que um fundo faz no seu próprio portfólio. Sendo assim, se a administração de um fundo é competente e possui expertise, ela pode vender um imóvel que não possui boas perspectivas no médio prazo, e comprar algum outro mais promissor com um bom cap rate. É a gestão ativa. Se bem feita, pode gerar muito valor para o quotista no médio prazo.

      A comparação que você tentou fazer é válida, mas um pouco difícil de encaixar nos conceitos por mim adotados. Um fundo de fundos faz gestão ativa, procura comprar papéis, vender papéis, muitos tentam fazer timing. Nesse sentido, seria mais parecido com um fundo ativo, do que um passivo que tenta replicar um índice. Já um "geracional" é ativo na gestão do patrimônio do fundo, é como se fosse uma empresa de crescimento. Se você consegue achar uma empresa de crescimento, bem administrada, com bons múltiplos P/L, P/VP, ROE, etc. Pronto, encontrou uma ótima empresa para Buy and Hold. A mesma lógica poderia se dizer, com as devidas proporções, para bons fundos geracionais. Block, um autor que escreve sobre REITs, diz que esses fundos são os Blue Chips do setor.

      c) Sim, muito bem notado. Apenas não coloco eles na minha classificação como "geracionais", pois o HGBS é shopping, e o HGLG voltado para logística, comercial e industrial e o KNRI um mix de logística e escritórios. Sem dúvida são fundos que tentam gerar crescimento das receitas operacionais com uma gestão mais ativa, e poderiam sim ser classificados como geracionais.

      Espero que a resposta não tenha ficado confusa.

      Um abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Anônimo16 de abril de 2014 às 08:37

      Muito obrigado pela resposta, e pela rapidez na reposta.
      Acho que entendi tudo sim: os Fundos de fundos, embora com gestão ativa, compram os fundos que já existem, ou seja, fundos "abertos" (que estão disponíveis no mercado para qq um comprar), por isso a duplicidade de taxas.
      Já os ditos geracionais seriam, mal comparando, como "holdings" que detivessem participações em cias fechadas, ou seja, eles criam fii próprios, podendo vender parte deles, trocá-los, etc, se acharem que a transação será lucrativa.

      Abração,
      Jeca.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer16 de abril de 2014 às 11:18

      É isso aí, Jeca, só que no caso dos geracionais eles fazem isso com imóveis, ao invés de fazer com empresas.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  6. dimarcinho14 de abril de 2014 às 02:34

    Gostei muito da foto e da legenda da mesma, hahahahhaa

    Não sou muito chegado em FII, apesar de ter acompanhado, meu negócio vai ficar mesmo com ações, ainda mais agora que estou descobrindo como ficar melhor protegido com derivativos, instrumentos esses que não existem para os os FII.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer14 de abril de 2014 às 04:19

      Boa a foto né! ehhehe
      Sim, sei da sua preferência. Entretanto, daqui uns anos, quando bater aquela vontade de começar a parar, você vai olhar com outros "olhos" para os FII! hehe

      Abraço colega!

      obs: sim, é verdade. Entretanto, isso deixa o mercado de FII mais previsível, não concorda?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. dimarcinho14 de abril de 2014 às 06:18

      Não entendi a questão da previsibilidade. Como assim?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer14 de abril de 2014 às 06:53

      Veja, quando um mercado opera com derivativos, ele fica mais instável. Sim, eu sei que os futuros surgiram para dar mais segurança, entretanto os derivativos ganharam tanto tamanho, e se tornaram tão complexos, que passaram a ser um fator de instabilidade do próprio mercado, e a crise de 2008 foi uma prova disso.

      FII, é comprar e vender (não dá nem para operar vendido). Assim sendo, ele é mais previsível. Talvez seja difícil fazer "hedge" num mercado assim, mas se você encarar os FII como geradores de fluxo de caixa, nem há essa necessidade tão premente de "hedge".

      Entretanto, posso estar falando bobagem.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. dimarcinho14 de abril de 2014 às 07:01

      Pode até causar mais instabilidade, mas não confirmaria isso.

      No entanto, é fato que torna as operações mais seguras. Se está especulando os derivativos, é outro problema.... de fato, não dá pra fazer muito isso, pois gera sempre arbitragens....

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. dimarcinho14 de abril de 2014 às 07:02

      Sobre a crise de 2008, foi muita irresponsabilidade.

      Na verdade, não foi culpa dos derivativos e sim de um velho e conhecido problema: alavancagem!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. soulsurfer14 de abril de 2014 às 08:05

      Claro, concordo. Entretanto, quando você tem instrumentos para se alavancar, fazer operações complexas (com um monte de PHD em física montando modelos), é um prato cheio para que a ambição e o descontrole surjam né.
      O assunto é vasto e complexo, mas acho que concordamos no principal. Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. dimarcinho14 de abril de 2014 às 09:35

      Na verdade, acho que os problemas começaram em 2001 com muita desregulamentação.

      Mas veio crise e, sejamos francos: muita gente ganhou muito dinheiro com imóveis nos EUA. Era uma euforia só. E quando a euforia é muita, já sabemos, né? hehehe

      O problema dos CDO's é que eles são extremamente complexos de precificar e meio que "fizeram a média" e pow! Uma planilha básica já dava conta do recado....

      Eu aprendi no curso uma operação que eles faziam, mas não lembro bem, mas era aí que entrava a alavancagem. Se não me engano, eles vendiam muitas cotas equity na esperança delas virarem pó e compravam tudo em cotas sênior (ou seja, se alto-financiando). Só que eles tinha que vender muito mais cotas equity pra comprar uma sênior. Aí que entrava a alavancagem. Quando o default chegou nas sêniors, eles ficaram descobertos e aí entrou o efeito dominó.

      Foi algo desse gênero, tenho q ver nos meus papiros, rsrsrsrsrs

      Excluir
      Respostas
        Responder
    8. soulsurfer14 de abril de 2014 às 13:35

      Sim, o "inside job" é bem interessante sobre como o estágio de coisas se formou (já viu?). O problema é que isso é cíclico. A ambição humana não vai desaparecer. Assim, quando o mundo voltar a ser próspero, pode ser daqui 10/20 anos, as vozes da desregulamentação, da alavancagem vão falar mais forte, pode acreditar.

      Claro que muita gente ganhou dinheiro, o problema é que a conta ficou para a sociedade inteira, foram centenas de bilhões de dólares (creio que passou de 1 trilhão de dólares se consideramos a Europa) gastos para socorrer as instituições financeiras. Com 15% disso a humanidade acabava com a fome no mundo. Com metade disso acabaríamos com a fome, com problemas graves de saneamento, forneceríamos educação, para bilhões de seres humanos. O custo disso tudo foi muito alto. E o pior, deixou a agenda ambiental, fundamental para a humanidade, em segundo plano.

      Sim, eram as tranches né. Eles na verdade, pelos modelos, não imaginavam que os defaults poderiam chegar nas Tranches mais protegidas. Teve gestor de fundo (vi no livro "mentes brilhantes, rombos bilionários) falando que tava acontecendo evento com 25 desvio-padrão (o que sabemos que é extremamente improvável - palmas para o Mandebrot e um dos seus pupilos o Taleb), e a coisa desandou.

      Bom, em FII não vamos ver esse tipo de bagunça tão cedo.

      Abraço!

      obs: muito bom o post sobre ETF. Sim, é isso mesmo, é quase uma contradição falar negativamente de valuation, fazer stock picking, e dizer que ETF é uma bomba e preço não importa.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    9. dimarcinho11 de maio de 2014 às 19:59

      Vou começar a colocar notificação nos meus comments aqui, sempre esqueço de voltar, kkkkkkkkkk

      Uma operação parecida com a que fizeram com os tranches tem com opções, chamada Call Ratio Spread (delta neutro e etc). É como uma trava de alta, só que alavancada: você compra opções de um strike atm, por ex, e vende um caminhão de opções de um strike bem longe;

      Qual a ideia? Como elas estão longe, não vão chegar. Então vão tudo virar pó. Vendendo o suficiente para garantir a compra, vc monta uma operação de custo zero. Se o ativo não subir muito, é lucro.

      Mas se ele desanda a andar muito...... continuemos com muita gente passando fome.... =/

      Neste ponto, Mandelbrot tem toda razão. Ele mostra de forma muito enfática no livro Mercados Financeiros Fora de Controle o quão inadequado é o modelo gaussiano. Pra falar a verdade, quando colocamos um modelo gaussiano ao lado da realidade é gritante a diferença. Não deveríamos nem aproximar..... é a mesma coisa que comparar laranjas com uvas.... "ambos são redondos". Pois é, e as semelhanças para por aí....

      Não sabia desse livro, maiiiiiiiiiiiis um pra lista (preciso de um ano sabático apenas para livros, kkkkk)

      []s!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    10. soulsurfer12 de maio de 2014 às 05:20

      Di Marcinho,
      No segundo parágrafo foi um pouco grego para mim! hehehe
      Ainda quero estudar um pouco melhor derivativos, mas ainda tenho outros grandes temas para dar uma aprofundada, derivativos não é prioridade por enquanto.

      Pois é né! hehehe Um mês depois vem a resposta:)

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    11. dimarcinho12 de maio de 2014 às 05:35

      O segundo parágrafo é uma parada absurdamente alavancada. O prejuízo potencial é absurdo. Esta operação (delta neutro) ganha com o mercado ficando mais ou menos parado. Se ele andar forte, pode comprometer tudo. Foi isso o que aconteceu.

      As opções são instrumentos muitíssimo interressantes. Obviamente, não existe almoço grátis: seus potenciais retornos são também compensados com alto risco. No entanto, com operações dita estruturadas, vc consegue planejar antecipadamente lucros e prejuízos potenciais EXATOS.

      A grande vantagem mesmo é que nessas operações vc não precisa se preocupar com gaps de mercado ou volatilidade, que são problemas para quem utiliza stop loss em trades com ações.

      []s!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    12. Responder
  7. Anônimo14 de abril de 2014 às 04:20

    e ai soul surfer, belo post!

    duas perguntas:

    1a) os "fundos geracionais" são os que têm administração ativa, i.e. geram renda não apenas com os aluguéis mas também com os lucros de alienação de imóveis?

    2a) o que te leva a crer que um fundo como o EDGA é melhor que o HGJH? os dois me parecem similares, pois têm (poucos) imóveis inteiros próprios (EDGA apenas um e HGJH dois), sendo locados para várias empresas diferentes...

    valeu!

    abraço e boas ondas pra nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer14 de abril de 2014 às 06:59

      Olá!

      1) Mais ou menos. Claro, os fundos podem gerar eventuais lucros imobiliários, mas o conceito é mais amplo. Pense num prédio que um administrador, com expertise no mercado imobiliário, acredite que tenha poucas condições de crescimento do aluguel no médio prazo. Talvez valha a pena vender esse prédio, e comprar um outro que possua mais potencial no médio/longo prazo. Talvez um fundo necessite dinheiro para comprar um bom imóvel, ele pode fazer isso fazendo dívida ou diluindo os quotistas com emissões de novas quotas (muito parecido como uma empresa faz, ou se endivida ou procura levantar dinheiro diluindo os seus acionistas com mais ações). Veja, se bem feito, essa gestão ativa do portfólio imobiliário pode fazer que o mesmo seja competitivo por décadas, e pode fazer que as próprias receitas operacionais do fundo com seus imóveis tenha uma crescimento maior do que a inflação no médio prazo;

      2) Questão de opinião apenas. O retrofit do EDGA ficou muito bem feito. A região é central no Rio, e os alugueis são competitivos. O HGHJ são prédios bons, mas não excelentes. Além do mais, o aluguel praticado pelo HGHJ não é muito barato, o que o torna não tão competitivo, e a possibilidade de crescimento do fluxo de caixa acima da inflação muito pequena.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  8. Anônimo14 de abril de 2014 às 11:50

    Olá Soulsurfer,
    Fico impressionado com a sua estratégia de investimentos bem organizada e cautelosa para os próximos anos. Deve ser um cara super organizado e disciplinado.
    Eu tenho um perfil bem diferente e quando decidi aumentar os meus tipos de investimentos (estava muito concentrado em ações), principalmente visando aumento do fluxo de caixa, já fui (como dizia o saudoso Mobral) com a faca entre os dentes às compras de FII em fevereiro. Julguei também que os preços estavam muito descontados e as quedas haviam sido excessivas no início desse ano. Acabei não pegando examente o melhor momento possível, mas foi bem próximo disso. Tive já nos primeiros meses tive yields mensais de 0.0096 e 0.0098, que considero ótimos. Já está me provendo rendimentos mensais na casa dos 2 k. Tive o privilégio de poder contar com a leitura das suas análises dos FII, exatamente quando estava entrando forte nos FIIs (tenho 6 anos de experiência em ações, mas não sabia quase nada de FIIs). Suas ótimas análises foram bem importantes e me guiaram rumo a bons negócios (sua indicação do site do Teztner tb foi de grande valia), e me deixaram mais confiantes nas escolhas.
    Meu objetivo com esse comentário é somente agradecê-lo e para que saibas que o tempo que tens dedicado ao site, certamente, está realmente ajudando outras pessoas nos seus investimentos!! E espero que continue com o site por muito tempo, já lhe considero um amigo!!
    Grande abraço
    Green Future

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer14 de abril de 2014 às 13:27

      Dae Green!
      Cara, se minha mulher souber que estão me chamando de organizado, ela vai rir! hehehe
      Poxa, quase 1% é muito bom mesmo colega! Parabéns!
      Em em fevereiro, estava concentrado em outras coisas, não comprei tanto como eu gostaria. Entretanto, as notícias ruins apenas de acumulam, algo me diz se o pessimismo voltar nos FII vai vir com força. Vamos ver.

      Privilégio é meu de saber que eu ajudei a você a refletir mais sobre investimentos, e fazer aplicações mais seguras.
      Faz o seguinte, qualquer dia desses você paga uma cervejinha de comissão, e conversamos sobre viagens, biologia, consumo sustentável, desafios ambientais, etc.

      Abraço amigo!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Anônimo14 de abril de 2014 às 14:16

      Seria um grande prazer!
      Quem sabe um dia não combinamos uma viagem. Certamente teríamos muitos assuntos para conversar.
      Acho desagradável essa situação de termos que manter o anônimato na blogosfera, por questões de segurança. Senão as interações entre os membros poderiam se dar também de outras maneiras, além das digitais.
      Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!!
      Vejo que, merecidamente, a audiência do blog tem aumentado rapidamente!!
      Green Future

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer15 de abril de 2014 às 03:29

      Sim, é uma pena.
      A maldade existe, e um pouco de cautela não faz mal a ninguém.
      Porém, não podemos deixar que o medo nos domine, pois isso apenas faz com que nossa vida seja pior, e às vezes percamos a possibilidade de fazer novos amigos.
      Obrigado, green.
      Pois é, passou dos 10 mil acessos, fiquei bem feliz mesmo.
      Está sendo uma experiência bacana, devia tentar também!

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  9. Gaucho9014 de abril de 2014 às 13:20

    SoulSurfer,
    Vejo teus posts no blog do Tetzner, sempre muito bons e muito bem fundamentados! Encontrei este por acaso no google, muito bom, como sempre! Passarei aqui periodicamente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer14 de abril de 2014 às 13:22

      Valeu Gaúcho! Feliz ou triste com o grexnal? :)
      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Gaucho9014 de abril de 2014 às 18:08

      Triste... mas não dá pra ter tudo hahaha
      Tem como assinar o blog?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer15 de abril de 2014 às 03:27

      Minha família é tudo gremista! ehehe
      Como assim assinar o Blog?

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Gaucho9015 de abril de 2014 às 09:32

      Mazá! Então são gente boa!
      Eu quero receber um e-mail cada post novo, assim eu não perco nenhum :)

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. soulsurfer16 de abril de 2014 às 04:24

      Gaucho, não sei como faz isso?
      Você sabe?
      Eu não sei nada sobre tecnologia, só conseguir fazer esse BLOG, porque ele é muito fácil de mexer.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Gaucho9016 de abril de 2014 às 20:01

      Vou ver se descubro e entro em contato contigo! :)

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. soulsurfer18 de abril de 2014 às 11:30

      Valeu, abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    8. Gaucho9019 de abril de 2014 às 08:14

      Como eu entro em contato contigo?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    9. soulsurfer20 de abril de 2014 às 13:20

      Olá Gaúcho!
      Tem algum e-mail, posso mandar uma mensagem para você.
      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    10. Gaucho9021 de abril de 2014 às 18:05

      Sim, tem, mas eu não queria colocar aberto na internet.
      Se tu não te importar, faz assim: entra no meu site: http://www.mundofii.com
      clica em contato e me manda uma mensagem. A mensagem é privada e vai direto para mim, então não tem problema de escrever o e-mail :)

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    11. Responder
  10. Poeta Investidor14 de abril de 2014 às 17:09

    Posts do soulsurfer com frequência para felicidade da nação o/ hahahah
    Já tenho meus FII's preferidos e devidamente precificados para possíveis compras. Em breve tem diversificação de ativos na minha carteira.

    Certamente FII's são ótimos para quem quer forte fluxo de caixa, que, obviamente, exige patrimônio alto. Acha que uma forte exposição aos FII's para quem busca crescimento patrimonial, no momento atual, é algo a se considerar ou o mercado de ações seria mais atrativo (investir em small caps, por exemplo), num horizonte de 5 anos?

    (não sei se me fiz entender ou se a pergunta faz sentido. Mas o que quero saber é se você conseguiu aumentar seu patrimônio apenas com valorização das cotas ao longo dos anos)

    Quando puder dê uma olhada na minha carteira, sua opinião é bem-vinda (:
    http://poetainvestidor.blogspot.com.br/

    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer15 de abril de 2014 às 03:34

      Olá Poeta!
      Sim, mais claro impossível.
      Eu concordo contigo, para quem já tem um patrimônio consolidado o fluxo de caixa dos FII é algo muito interessante.
      Com toda certeza o retorno acionário, para patrimônios em início de acumulação, pode vir a ser muito superior. O problema é essa taxa de juros, é FII pagando 12%aa, é uma concorrência indigesta para o mercado acionário.
      Nos EUA, a média dos juros lá foi de 4/5% na média de dezenas de anos, os REITs pagam em média 5/6% aa (com tributação do mesmo), ou seja o mercado acionário lá possui uma vida mais fácil.

      Pô, cadê as small caps do seu portfolio? hehehe
      Olhei bem por cima, e as suas empresas são sólidas e boas. Eu não sou muito fan de Hering, creio que os seus múltiplos são muito esticados. Não sou tão fan de CCRO também.
      AMBEV e CIELO são empresas com números fantásticos, mas nós pagamos o preço por isso com múltiplos esticados.

      Procure agora acrescentar mais empresas no seu porfólio, para evitar que você tenha exposição de mais de 10% numa empresa em específico.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Poeta Investidor15 de abril de 2014 às 18:03

      Entendi, foi o que eu pensei.

      Tenho umas small caps no radar, mas ciel e ccro estão com crescimento satisfatórios para a qualidade das empresas.
      Hering e Grandene eram minhas queridas quando comecei a investir, tomei umas porradas do fim do ano pra cá hahahah Mas ainda to firme com elas por mais esse ano.

      Minha meta é ter 10 empresas, não gosto de alta diversificação. 10 empresas com porcentagens de acordo com meu gosto e oportunidade que eu tiver. Nada de 10% x 10.

      Abç!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer16 de abril de 2014 às 04:23

      Parece-me que você está desenvolvendo o seu jeito de investir, ótimo.
      Você escolheu boas empresas, creio que aos poucos vai montar uma carteira com que se sinta confortável.
      O maior teste de um portfólio não é ver o beta, índice sharpe, etc. É fazer o teste do travasseiro. Tá dormindo tranquilo? A carteira está boa. Tá preocupado? Tem que reanalisar e talvez diminuir a exposição à renda variável.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  11. Henrique Reis23 de julho de 2014 às 17:52

    Soul,
    Graças a voce, o Alem da Poupança, Bastter e outros que comecei a investir nos FII. Ainda sou um iniciante, tenho muito a aprender e por isso faço essa pergunta: minha carteira de FII está estruturada em AEFI, BCFF, FLMA, HGRE, RDES, SHPH, XPCM, XPGO, RNGO e RBRD, em proporçoes quase equivalentes. É um bom raciocinio continuar fazendo aportes mensais nessas empresas ou ainda cabe uma maior diversificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer23 de julho de 2014 às 19:06

      Olá Henrique. Obrigado pelas palavras.
      Veja, não tem nenhum setor de logística na sua carteira, e eu acho um belo setor para compor qualquer carteira de FII.
      Você possui um fundo de tijolo que eu particularmente não gosto que é o RDES.
      Há também um fundo de fundo (BCFF), e eu particularmente não gosto, mas aí é questão de gosto. Esses fundos devem sofrer um pouco com essa história de tributação sobre o lucro de venda de FIIs, afinal esses fundos nasceram para isso.

      Os outros fundos são bons (o FLMA é pouco líquido e tem pouca informação e o SHPH é bom, mas com yield bem baixo), mas eu acrescentaria outros.

      Pense em logística e comerciais: SDIL, MAXR, FIIP, HGLG
      Pensaria também num belo fundo educacional como o FCFL.

      Pensaria talvez em colocar outros fundos de escritório como EDGA e BRCR.

      É isso, espero que eu tenha ajudado.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Henrique25 de julho de 2014 às 16:18

      Sabias palavras, era disso que eu estava precisando. Sao tantas opçoes para estudar que me perco as vezes! Ja tava guardando uma grana para alocar nos fundos de logistica.
      Grande abraço e sucesso!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  12. Blog Simplinvest6 de agosto de 2014 às 16:04

    Demais! Estou começando a estudar sobre FII's, e é sempre bom ver o ponto de vista e experiência de outras pessoas! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer7 de agosto de 2014 às 11:00

      Obrigado pela visita, colega.
      Se eu puder ajudar, só perguntar.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  13. Anônimo24 de setembro de 2014 às 06:44

    Soul, adquiri 10k em cotas do FAED. Que acha dele? Tenho o mesmo tanto em AEF. Meu yield está em 0,76.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer24 de setembro de 2014 às 13:25

      Olá, colega!
      Eu não gosto tanto de FAED, prefiro um fundo mais consolidado como o FCFL. Se não me engano o yield do FCFL está beirando os 0,8% am nos preços atuais.

      Abrçao!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  14. Marco França13 de outubro de 2014 às 09:54

    Olá Soul, Parabéns pelo seu trabalho!
    O que você acha de CEOC? Eu adquiri umas cotas desse fundo como meu inicio nesse ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer13 de outubro de 2014 às 12:20

      Olá, colega.
      Grato!
      Hum, o CEOC é o fundo que tenho que mais me dá um certo "desgosto".
      Ele está em RMG, e não há nenhuma notícia sobre qualquer aluguel.
      Se você comprou nos patamares atuais (abaixo de R$60,00) não vejo muitos problemas e pode ser uma boa aposta, pelo grande desconto no valor patrimonial.
      Porém, a região da barra parece estar com muitas ofertas e talvez para curto prazo (1 ou 2 anos) esse fundo talvez não apresente bons resultados.
      Comece com pouco, estude mais os FII, dê uma olhada aqui nos artigos, monte uma estratégia para FII com uma carteira bem balanceada e verá que esse é um ótimo ativo financeiro para gerar renda.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Marco França14 de outubro de 2014 às 06:49

      Valeu Soul!
      Vou montar uma estratégia de compras bimestrais no valor de R$200,00 (não tenho muito para investir).
      Na CEOC, paguei R$ 58 e investi 2k!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. soulsurfer14 de outubro de 2014 às 16:21

      Olá, Marco.
      A 58,00 é uma compra com uma certa margem de segurança, mas este FII pode vir a sofrer um pouco.
      Apenas não esqueça de escolher uma corretora com taxas baixas, se pretende aportar apenas R$ 200,00.
      Talvez seja melhor acumular esse dinheiro na poupança e esperar chegar num certo patamar.
      Não gaste dinheiro com TED também, procure uma conta digital.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Marco França14 de outubro de 2014 às 18:20

      Bom quanto a conta digital, já possuo!
      Agora falando sobre taxas baixas, gostaria de me livrar da taxa de custódia (uso a Rico, e ela cobra R$9,80). Qual corretora você usa?
      Algo que gosto de mencionar a favor da Rico é, sobre seu "Investimento Programado". Com R$100,00 você investe em ações (tem umas limitações) com corretagem a 0,5% sobre o valor e, dentro desse programa, você não paga taxa de custódia!

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. soulsurfer15 de outubro de 2014 às 13:33

      Olá, Marco.
      Eu uso a Mirae. Pago R$7,00 de custódia e R$ 3,00 por ordem.
      Para mim está bom.
      Achei 0,5% um pouco pesado. Se você um dia vier a realizar compras maiores como R$ 3.000/5.000,00 por ordem, creio que pagar R$ 25,00 por ordem muito caro, é quase 10 vezes mais do que a Mirae.
      Porém, se você está prestando atenção nesses detalhes, está no caminho certo.

      Abraço!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Responder
  15. Anônimo23 de outubro de 2014 às 06:11

    Cheguei aqui procurando por uma planilha para acompanhamento da minha carteira de FII. Alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )

Marcadores

  • Finanças Pessoais
  • Incrível Mundo
  • Reflexões
  • Tailândia

search this website

email updates

Like us on facebook

Quem sou eu

Minha foto
soulsurfer
Mais um ser humano em busca de sentido. Uma jornada repetida por bilhões de outros humanos ao longo das eras. Escrevo aqui sobre finanças, viagens e algumas pequenas reflexões sobre os mais variados temas.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

  • 2016 (2)
    • janeiro (2)
  • 2015 (58)
    • dezembro (7)
    • novembro (5)
    • outubro (5)
    • setembro (5)
    • agosto (6)
    • julho (3)
    • junho (7)
    • maio (4)
    • abril (3)
    • março (4)
    • fevereiro (5)
    • janeiro (4)
  • 2014 (78)
    • dezembro (5)
    • novembro (7)
    • outubro (6)
    • setembro (7)
    • agosto (9)
    • julho (6)
    • junho (9)
    • maio (9)
    • abril (8)
      • INVESTIMENTOS - VAMOS FALAR SOBRE O P/L
      • AMÉRICA CENTRAL - NA TERRA DOS MAIAS, DOS REBELDES...
      • REITs - UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS - PAR...
      • REITs - UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS - PAR...
      • REITs - UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS - PAR...
      • FII - VAMOS DE ALL IN?
      • FII - MEU "RATING" PESSOAL DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS
      • JAPÃO - A FLOR ESTÚPIDA E A GRACIOSA
    • fevereiro (9)
    • janeiro (3)

Popular Posts

  • AS CONEXÕES IMPREVISÍVEIS DA VIDA E BLOGS NOTÁVEIS
      Olá, colegas! Espero que estejam todos bem.  Minha estada na Tailândia que deveria durar duas semanas já passa de um mês e ainda devo fic...
  • ZONA DE (DES)CONFORTO
        Olá, colegas. Espero que estejam todos bem.  Escrevo nesse artigo sobre a nossa zona de conforto. O que é isso? Muitos já devem ter ouv...
  • BLOGUEIRO MILIONÁRIO, IMÓVEIS, RISCOS E ALEGRIA PELOS OUTROS
       Olá, colegas. Este artigo provavelmente será uma miscelânea. Eu escrevi vários esboços de textos, pois há tantos assuntos, mas resolvi c...
  • REFLEXÃO - A INCOMPREENSÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS
                    "As ideias tomam conta, reagem, queimam gente na praça pública" Oswald de Andrade (1928)                    ...
  • TAILÂNDIA - UMA VIRADA DE ANO FABULOSA NA "CIDADE DOS ANJOS"
      Olá, colegas! Antes de mais nada, desejo um bom ano novo para todos. Eu, sinceramente, não me impressiono tanto com esse tipo de data. O ...
  • UMA ANÁLISE MAIS DETIDA SOBRE A DECISÃO DA CVM EM RELAÇÃO AO BLOG "O PEQUENO INVESTIDOR"
    Olá, colegas. Iria escrever sobre refugiados nesse artigo, mas resolvi mudar o tema. Como tenho um certo tempo aqui no aeroporto, gostaria ...
  • INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
     Olá, colegas! Os últimos oito dias no deserto foram simplesmente sensacionais. Aconteceu tanta coisa boa que poderia escrever páginas e pá...
  • INVESTIMENTO - ALGUNS PENSAMENTOS FINANCEIROS
    Olá, colegas. Hoje escrevo algumas reflexões a respeito de temas variados em finanças pessoais. NÃO GIRE PATRIMÔNIO SEM SABER AO CERTO ...
  • REFLEXÕES SOBRE A TAXA DE JUROS REAIS NO BRASIL E NO MUNDO. BREVE DIGRESSÃO SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO ARGENTINO
       Olá, colegas. Depois de uma série de artigos sobre viagens, volto a escrever sobre finanças. O tema desse artigo creio ser do interesse ...
  • BRASIL: EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA E AS SEMENTES ERRADAS
       Bula! E aí colegas tudo certo? Hoje escrevo sobre um tema recorrente, principalmente na blogosfera financeira. Aliás, retomo um tema já ...

© BLOG DO SOUL 2013 . Powered by Bootstrap , Blogger templates and RWD Testing Tool